top of page
Search

FET, VCA, Óptico, Vari-mu... - Conheça todos os tipos de compressores

  • Writer: Gustavo Andrade
    Gustavo Andrade
  • Apr 3, 2021
  • 3 min read

O compressor é uma das ferramentas mais importantes quando se trata de produção musical e gravação de músicas. Essa é a ferramenta que vai possibilitar mais volume, mais punch, menos punch e mais equilíbrio nas suas mixagens, dentre outras coisas.


No meu Passo a Passo da Compressão (Gratuito), eu te explico exatamente como funciona essa ferramenta e como usá-la da mesma forma que os grandes engenheiros de mixagem usam. A partir do momento em que você entende exatamente como funciona um compressor, você se depara com mais um desafio: qual compressor escolher?


É para isso que eu estou escrevendo esse exato post no meu blog. Quero te ajudar a entender todas as diferenças entre os diferentes tipos de compressores e as vantagens e desvantagens de cada um. Além de te mostrar os diferentes circuitos de compressão, também vou te mostrar os compressores mais famosos e mais conhecidos de cada tipo. Bora la!



VCA - Voltage Controlled Amplification


Compressores de VCA são o tipo mais comum e também um dos mais baratos de fabricar. VCA significa Voltage Controlled Amplification, em outras palavras, a compressão ocorre com um amplificador eletrônico que varia seu ganho dependendo de uma tensão de voltagem.


O que isso significa para nós na prática é que teremos um compressor muito limpo e com bastante controle sobre todos os parâmetros. Nesse tipo de compressor, costumamos ter controle de attack, release, ratio, threshold, make-up gain e mais.


Quanto à sua sonoridade, o compressor VCA não costuma proporcionar nenhuma característica muito "analógica" de distorção ou saturação do som. Mas isso pode ser feito por outros componentes do circuito, então esse efeito pode existir dependendo do compressor.


Esses são alguns compressores VCA famosos e muito utilizados:



SSL G Comp (famoso para mix buss)



Focusrite Red3 (famoso por ser muito limpo)



API 2500 (famoso para mix buss e por ter um controle de tone)



DBX 160 (famoso pelos controles simplificados e som estalado)




Óptico / Ótico


Quando falamos de compressor óptico, estamos dizendo que a parte responsável pela compressão é uma uma fonte de luz em uma célula fotossensível que controla a redução de ganho. Ou seja, o compressor é controlado por meio de luz! Literalmente luz! Não sei você, mas eu acho isso fascinante.


No compressor óptico, o attack e release são bem mais lentos do que os outros tipos de compressão. Em geral, isso proporciona um tipo de compressão mais leve e transparente.

Esses compressores são muito utilizados para regular o volume geral de uma track, por exemplo amenizar as diferenças de volume na voz entre o verso e o refrão.


Esses são alguns compressores ópticos famosos e muito utilizados:


Teletronix LA2A - cuidado para não se confundir... O circuito do LA2A é valvulado, mas a parte responsável pela compressão é a célula fotossensível! (Famoso por ser muito transparente)


Tubetech CL1B (famoso por ser "o compressor perfeito para voz")



Como esse Diamond Comp Jr., muitos dos pedais compressores de guitarra e baixo também são ópticos!




FET - Field Effect Transistor


Um dos meus tipos preferidos de compressor é o FET. A sigla representa Field-effect Transistor, e a compressão funciona com base em um tipo de transistor que usa um campo elétrico para controlar o fluxo de corrente.


Em contraposição aos outros tipos de compressão, agora temos a possibilidade de chegar em tempos de ataque e release muito rápidos. Por consequência, o compressor pode cortar todo o transiente inicial do estalo do som. Com isso, podemos usar o compressor para dar mais corpo para a track.


Semelhante ao que rola nos compressores VCA, dependendo do circuito do compressor, podemos ter tanto uma compressão bem limpa como uma compressão distorcida e com muita personalidade. No caso do 1176, temos bastante distorção. E é maravilhoso!


Esses é o compressor FET mas famoso e mais utilizado:



Duas gerações do Urei / UAD 1176 (famosos pelo attack e release super rápidos e pelo som saturado e analógico)




Valvulado - Vari-mu/delta-mu


Esse tipo de compressor funciona com válvulas e os compressores analógicos podem ter até mais de 20 válvulas no circuito! Isso obviamente resulta em muita coloração harmônica. Quanto mais você comprime, mais a válvula será saturada e mais "sonoridade analógica" você recebe.


Esse compressores costumam funcionar com ataque lento, mas não tanto quanto o LA2A, por exemplo. Quanto às suas aplicações, é muito comum ver estes compressores sendo usados no master bus ou drum bus, muito levemente, para adicionar saturação sem exagerar a compressão.


Esses são alguns compressores valvulados famosos e muito utilizados:



Fairchild 660/670 (famoso pelo som analógico)



Manley Variable Mu (famoso pelo som analógico)



Altec 436 (famoso por ser o "compressor dos beatles")



Outros


Existem também compressores com sistemas diferentes, como o Pulse Width Modulation e Diode Bridge. Você tem interesse em conhecer? Deixa o seu comentário abaixo e quem sabe eu faço um vídeo no YouTube ou um post no blog explicando esses tipos mais raros de compressão!

 
 
 
bottom of page